Como fugir do golpe do WhatsApp clonado?
O whatsapp tem sido palco para criminosos aplicarem diversos golpes. O mais recente deles é o golpe do Whatsapp clonado,
Para que você saiba como se proteger, confira 3 dicas valiosas para fugir desse e de outros golpes que circulam pelo aplicativo.
1. Jamais envie códigos recebidos por SMS a outra pessoa
Os golpistas se passam por conhecidos de empresas e bancos para conseguir o código de SMS que dá a ele o acesso ao seu Whatsapp. Portanto, não divulgue o código enviado por SMS pelo Whatsapp para ninguém, pois com esse código o criminoso instala a sua conta em outro celular e passa a falar com seus amigos e familiares para aplicar novos golpes.
Para se manter seguro, ative a configuração de “verificação em duas etapas” para manter a sua conta ainda mais segura.
2. Desconfie sempre
Não clique em links com ofertas tentadoras demais, lembra daquele antigo provérbio popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, ele se aplica aqui também.
Mesmo que o link tenha sido enviado por um amigo ou conhecido, desconfie, caso o conteúdo da mensagem esteja oferecendo brindes, produtos grátis ou com um desconto tentador com preços muito fora do praticado no mercado, essas mensagens são frequentemente acompanhadas de links maliciosos e seu amigo pode ter sido vítima do golpe.
Além de desconfiar dessas ofertas, fique atento, pois muitas vezes, o endereço e o visual do site pode se parecer com o de uma empresa real e conhecida do público, mas acaba por direcionar você a uma página falsa, que convence você a fornecer seus dados pessoais e financeiros ou te levará instalar aplicativos no celular para assim ter acesso às informações contidas no aparelho.
Grandes empresas possuem selos de autenticidade, para descobrir se o link que você recebeu trata-se de uma oferta real, acesse as redes sociais oficiais da empresa e verifique se aquela promoção existe Além disso, lembre-se de confirmar o endereço verdadeiro do site.
3.Suspeite de pessoas que entram em contato com números novos ou que não estão na sua lista de contatos
Nesse tipo de golpe, o criminoso simplesmente se passa por um amigo ou conhecido seu, através de uma nova conta do whatsapp usando a foto e o nome dele.
Caso você receba uma mensagem de um amigo ou familiar avisando que mudou de whatsapp e, logo em seguida, ele te pedir dinheiro ou ajuda para pagar um boleto, fique atento e entre em contato com a pessoa por chamada de vídeo ou áudio.
Além disso, você pode enviar uma mensagem no número antigo ou em outra rede social para confirmar se é mesmo um conhecido em um momento de dificuldade.